Grupo Assim

Política de privacidade

Utilizamos cookies para facilitar acesso e analisar tráfego (veja nossos termos). Você concorda com nossos cookies se continuar a usar o nosso site.

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Medidas preventivas se for viajar de avião

Postado em 01/03/2021


 

Na avaliação dos especialistas da área da saúde, o Sars-CoV-2 é capaz de se propagar facilmente durante um voo. Por isso tomar medidas preventivas se torna extremamente necessárias a quem precisa pegar um avião.

 

Mauro Tamessawa, médico infectologista e professor do curso de Medicina da Universidade Positivo, em Curitiba, ressalta que o sistema de renovação do ar dos aviões é eficiente. Metade do ar que entra é novo, vem da parte externa do avião, e a outra metade é filtrada por um filtro HEPA, que segura as partículas. Seria como usar uma máscara N95 e o avião fica então, teoricamente, seguro. Porém, se este sistema de renovação do ar não for adequado, o risco de transmissão dentro da aeronave é grande e piora dependendo do tempo que os passageiros permaneçam no voo. Ou seja, em voos super longos, o risco será ainda maior. Tomando todas as medidas de cuidado e prevenção, o risco diminui, mas nunca será zero.

 

Locais apertados, como os aviões, promovem a aglomeração de pessoas, inevitavelmente. Se o passageiro ao lado retira a máscara ou não a usa, e troca meia dúzia de palavras com o colega ao lado, um litro de ar entra e sai a cada respiração, e este pode estar contaminado pelo coronavírus.

 

Por isso a importância de usar máscaras mais eficazes durante todo o trajeto, e ser uma das exigências das companhias aéreas. Fique atento aos regulamentos que cada companhia promove para a segurança de todos. Usar máscara N95, óculos de proteção, lavar bem as mãos e não comer no voo aumentam a sua proteção e de seus companheiros de viagem.

 

Fique atento também às superfícies com as quais tem contato. Embora no dia a dia essas superfícies e objetos não sejam a principal via de transmissão do coronavírus, em um ambiente fechado como os aviões esse é um risco a ser considerado.

 

Outras medidas importantes:


1. Testagem ante e depois da viagem


2. Não viaje, se não precisar


3. Use óculos de proteção ou face shield, além da máscara


4. Evite se aglomerar no aeroporto


5. Sente na janela para diminuir o contato com outros


6. Tenha álcool em gel sempre disponível na bolsa


7. Evitar fazer voos longos, sempre que possível


8. Ligue o ventilador do teto do avião


Fonte: Gazeta do Povo