Grupo Assim

Política de privacidade

Utilizamos cookies para facilitar acesso e analisar tráfego (veja nossos termos). Você concorda com nossos cookies se continuar a usar o nosso site.

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Aliviando a cólica do recém nascido

Postado em 27/04/2021


As cólicas são muito comuns em recém nascidos, pois são sinais de desenvolvimento de seu corpo. A flora intestinal está se formando e o organismo do bebê está se adaptando a digerir o leite materno.

Com o tempo, algumas mães e pais percebem o choro que expressa o incômodo da cólica, pois o bebê contrai os punhos, solta gases, chora sem parar e a barriguinha pode ficar endurecida.
Este momento pode ser delicado e pode ser estressante ou preocupante para os pais, mas é ideal que o adulto se mantenha tranquilo para poder acolher o bebê e oferecer formas de aliviar um pouco o desconforto.

Algumas das melhores alternativas são oferecer colo e carinho em um ambiente sem luzes fortes. Utilizar bolsas de água quente ou uma toalha umedecida com água morna são boas dicas, mas é importante ter atenção para não aquecer demais a água ou colocar a bolsa ou toalha diretamente sob a pele do bebê. Envolva-as em um pano para aplicar a compressa.
Algumas movimentações como massagens e exercícios também podem ajudar! Massagens circulares no abdômen aliviam as cólicas e esquentam o local. Você pode fazê-la utilizando algum óleo apropriado. Além disto, um exercício excelente para aliviar as cólicas e facilitar a liberação de gases do bebê é deitá-lo de costas e flexionar suas pernas sob o abdome.