A fascite plantar é a inflamação da fáscia plantar (área espessa de tecido fibroso que se estende desde o osso do calcanhar até aos dedos dos pés). O problema pode atingir qualquer pessoa, mas o seu pico de incidência ocorre entre os 40 e os 60 anos de idade.
Embora as causas de fascite plantar não sejam totalmente conhecidas, sabe-se que existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença, como:
- Obesidade - Atividade física que exija muita ?força de explosão? (saltar e correr), quando feita em excesso; - Avanço da idade; - Doenças secundárias causadas por inflamações sistêmicas.
O tratamento para a fascite plantar começa com alterações no estilo de vida. Nos caso de obesidade, o paciente deve perder peso, com o objetivo de reduzir a pressão exercida sobre as articulações.
Algumas atividades físicas são limitadas, em busca de evitar o esforço excessivo. Por isso, no início ao tratamento, é recomendado repouso.
Além destas medidas, é recomendada a utilização de palmilhas ortopédicas e fisioterapia, que alonga as articulações através de exercícios físicos específicos.