O dia 8 de julho é considerado o Dia Mundial da Alergia, condição que atinge cerca 35% da população brasileira, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os tipos de alergia mais conhecidos são: - Alimentar: alergias alimentares ocorrem por uma reação do sistema imunológico a algum componente presente em determinado alimento. Estas alergias podem se manifestar através de inchaços, coceiras, diarreia, vômito e irritações na pele. - Respiratória: a alergia respiratória é a mais comum na população. É uma resposta exagerada do sistema imunológico a substâncias como poeira, pelos de animais, fungos e mudança de tempo. Ela provoca doenças respiratórias como rinite, asma ou sinusite. - Medicamentosa: a alergia medicamentosa é uma reação do sistema imunológico a medicamentos, como se os mesmos fossem uma substância estranha adentrando o organismo. Os efeitos são variados, como: febre, náuseas, vômitos, coceiras e vermelhidão nos olhos e pele, podendo chegar a dificuldades respiratórias.
Os especialistas alertam para importância da identificação e do cuidado adequado das alergias, ao longo da vida. É sempre importante buscar um profissional para identificar e tratar este quadro.