Grupo Assim

Política de privacidade

Utilizamos cookies para facilitar acesso e analisar tráfego (veja nossos termos). Você concorda com nossos cookies se continuar a usar o nosso site.

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Chegou a grande hora! Saiba como identificar se o seu bebê está a caminho

Postado em 28/12/2020


 

A gestação é um dos momentos mais lindos na vida de uma mulher. Mas, este período também gera muitos medos e dúvidas, principalmente para as mamães de primeira viagem.


Contrações regulares, perda de água, eliminação do tampão mucoso, estes podem ser alguns sinais da hora H. Saiba como identificar que a hora do parto chegou!


1 - Contrações ritmadas
Contrações são relativamente frequentes ao longo da gravidez, especialmente no último trimestre. Mas, nas horas antes do parto, essas contrações começam a ser mais frequentes, mais fortes e a surgir com menor espaçamento entre elas, tornando-se mais ritmadas. Geralmente é indicado ir para o hospital quando as contrações duram por cerca de 60 segundos e aparecem a cada 5 minutos.

 

2 - Perda do rolhão mucoso
Normalmente, quando o trabalho de parto inicia existe perda deste rolhão mucoso, que pode ser identificado quando a grávida vai ao banheiro e, ao limpar-se, observa a presença de uma secreção gelatinosa rosada ou ligeiramente marrom. Junto com o rolhão, poderá ainda haver um ligeiro sangramento. É importante ir rapidamente ao hospital ou entrar em contato com o obstetra.

 

3 - Rompimento da bolsa das águas
O rompimento da bolsa também tende a acontecer no início do trabalho de parto e, normalmente, provoca a saída de um líquido semelhante a urina, porém mais claro e turvo, que pode conter alguns traços esbranquiçados.


Ao contrário da vontade para urinar, no caso do rompimento da bolsa, a mulher não consegue interromper a perda do líquido.

 

4 - Dilatação do colo do útero
Outro indicador de que o bebê está perto de nascer é a dilatação do colo do útero, que aumenta à medida que o trabalho de parto se desenvolve, mas que só pode ser observado no hospital pelo obstetra através do exame de "toque".