Grupo Assim

Política de privacidade

Utilizamos cookies para facilitar acesso e analisar tráfego (veja nossos termos). Você concorda com nossos cookies se continuar a usar o nosso site.

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


8 sintomas de gravidez antes do atraso menstrual

Postado em 15/01/2021



Antes do atraso menstrual é possível que sejam notados alguns sintomas que podem ser indicativos de gravidez, como seios doloridos, náuseas, cólicas ou dores abdominais leves e cansaço excessivo sem motivo aparente. No entanto, esses sintomas também podem ser indicativo de que o período menstrual está próximo.

 

Para confirmar que os sintomas são de fato indicativos de gravidez, é importante que a mulher vá ao ginecologista e faça exames de urina e de sangue para identificar o hormônio relacionado com a gravidez, o beta-HCG.

 

Alguns dos sintomas que podem aparecer antes do atraso menstrual e serem indicativos de gravidez são:

 

1. Dor nos seios, que acontece devido ao aumento da produção de hormônios, que leva ao crescimento das glândulas mamárias;

 

2. Escurecimento das aréolas;

 

3. Sangramento rosado, que pode acontecer até 15 dias após a fecundação;

 

4. Inchaço e dor abdominal;

 

5. Cansaço excessivo sem motivo aparente;

 

6. Aumento da frequência para urinar;

 

7. Prisão de ventre;

 

8. Náusea.

 

Os sintomas de gravidez antes do atraso menstrual são comuns e acontecem devido às alterações hormonais que acontecem após a ovulação e fecundação, principalmente relacionada à progesterona, que aumenta logo após a ovulação com o objetivo de preservar o endométrio e permitir que exista a implantação no útero, e consequentemente, o desenvolvimento da gravidez.

 

Por outro lado, esses sintomas também podem surgir no período pré-menstrual, não sendo indicativo de gravidez. Por isso, no caso de surgirem esses sintomas, o melhor é esperar para que se confirme o atraso menstrual e sejam feitos exames para confirmar a gravidez.

 

Como saber se é gravidez:

Para que se tenha mais certeza de que os sintomas apresentados antes do atraso são de gravidez, é importante que a mulher esteja atenta ao seu período de ovulação, pois assim é possível verificar se há probabilidade de ter havido ovulação e fecundação pelo espermatozoide.

 

Além disso, para saber se os sintomas são de gravidez, é importante que a mulher vá ao ginecologista e faça exames que permitam identificar a presença do hormônio beta-HCG, que tem sua concentração aumentada na gravidez.

 

Um exame que pode ser realizado é o teste de gravidez de farmácia, que é indicado a partir do primeiro dia de atraso da menstruação e é feito através de uma amostra de urina. Como os testes de farmácia possuem sensibilidade diferente entre si, é recomendado que a mulher repita o exame após 3 a 5 dias se continuar apresentando sintomas de gravidez, mesmo que o resultado tenha sido negativo pelo primeiro exame.

 

O exame de sangue é normalmente o exame recomendado pelo médico para confirmar a gravidez, pois é capaz de informar se a mulher está grávida e de indicar a semana de gestação de acordo com a concentração do hormônio beta-HCG circulante no sangue. Esse exame pode ser feito 12 dias após o período fértil, mesmo antes da menstruação descer. 

 

Fonte: Tua Saúde