Grupo Assim

Política de privacidade

Utilizamos cookies para facilitar acesso e analisar tráfego (veja nossos termos). Você concorda com nossos cookies se continuar a usar o nosso site.

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Alimentação infantil

Postado em 21/01/2021


 

A infância é um período caracterizado pelas primeiras descobertas alimentares e ao longo dela os pequenos vão desenvolvendo suas preferências.
É sempre muito importante respeitar esse período e também não forçar a criança a consumir algum alimento. Ninguém gosta de todos os pratos, mas é claro que vale a pena testar formas diferentes de inserir determinado item nas refeições.


Além disso, tão importante quanto oferecer um cardápio nutritivo é também mostrar os benefícios dele. É dessa forma que será criada essa consciência em relação a hábitos mais saudáveis que irão fazer a diferença durante toda a vida.


Outra questão que merece atenção é a quantidade de alimentos ingeridos ao longo do dia. A melhor opção é encontrar um meio termo para que a criança não coma pouco e também para que não exagere. Mas também não é preciso negar comida em nenhuma situação, cabe ao responsável ir adaptando a alimentação ao longo do dia.


Esse equilíbrio alimentar é o que a ajudará a ter a energia necessária para brincar, melhorar a aprendizagem, controlar o humor, melhorar o sono e também manter a saúde em dia.


Outro fator que também precisa ser analisado é a questão da restrição. O ideal não é proibir nenhum alimento, mas quando algo não tão nutritivo for ingerido é importante que ela entenda porque não se pode consumi-lo com frequência. É aí que entra a educação alimentar, principalmente sob os cuidados da escola.


A atenção com a alimentação infantil deve ser discutida constantemente, pois cada criança possui suas individualidades, o que também é preciso respeitar.


Partir desse ponto mais genérico, como abordamos no material de hoje, é uma ótima forma de iniciar os cuidados. Em seguida, o trabalho é adaptar o cardápio para diversas situações.

 

Fonte: Grupo Risotolândia