Postado em 22/01/2021
A alimentação é uma parte muito importante na nossa vida e fundamental para a saúde do nosso corpo e na forma como vamos envelhecer. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), manter nossa saúde equilibrada, e consequentemente, ter mais qualidade de vida para um envelhecimento saudável, se deve a alguns fatores, como a genética (20%) e as influências ambientais (20%), mas 60% se devem às escolhas que fazemos ao longo da vida, e a principal é a alimentação.
Gastrite, diabetes, obesidade, colesterol alto e hipertensão são algumas das doenças ligadas a maus hábitos alimentares. Nesse lista também estão anemia, osteoporose, gota, cirrose, doenças renais, doenças de pele e até câncer. Portanto, uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para reduzir os riscos e a incidência dessas doenças.
Veja como ter uma alimentação saudável:
Um dos lemas dos nutricionistas é: 'desembale menos e descasque mais". Então, investir em alimentos menos industrializados e processados é o começo de uma boa alimentação.
Busque colocar na rotina diária frutas, legumes e hortaliças, carnes magras e carboidratos bons. Os vegetais são ricos em vitamina C, A e betacaroteno, bem como as hortaliças verdes escuras, são fontes de vitaminas e minerais imprescindÃveis na proteção do dano celular causado por radicais livres.
Além da alimentação, invista também na pratica de atividade fÃsica e colha os resultados na sua saúde. Com estas escolhas chegar bem e com qualidade de vida aos 60 anos vai ser bem mais fácil.
Fonte: ABM