Grupo Assim

Política de privacidade

Utilizamos cookies para facilitar acesso e analisar tráfego (veja nossos termos). Você concorda com nossos cookies se continuar a usar o nosso site.

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


O pilates e os muitos benefícios ao corpo!

Postado em 22/01/2021


 

Bastante procurado para melhorar a postura, o pilates, na verdade, traz inúmeros outros benefícios para todos que buscam uma atividade física, independente da idade. Aumenta a flexibilidade e o fortalecimento muscular, melhora o equilíbrio e a coordenação motora, aumenta o tônus muscular e a correção postural, além de aliviar dores e tensões.
Mas, além dos benefícios ao corpo, o pilates também pode fazer bem ao humor. Como toda atividade, o pilates libera endorfinas que são neuro-hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Essas substâncias diminuem o estresse e, consequentemente, melhoram o humor e a autoestima.


Mas, qual a melhor prática, no solo ou em aparelhos?


De acordo com especialistas as duas modalidades seguem os mesmos princípios de concentração, fluidez, respiração, controle e precisão. A diferença é que no solo o esforço é maior. Nas aulas realizadas no solo se usa apenas o peso do próprio corpo e/ou alguns acessórios como resistência, além de exigir um maior esforço do praticante, o que vai precisar de mais força muscular, equilíbrio e consciência corporal.


Para exercícios realizados nos aparelhos a intensidade é fornecida pelo uso das molas que são classificadas através de cores, que podem ser usadas para promover resistência ou assistência, a depender do exercício.


O pilates é indicado para crianças, idosos, gestante e adultos.


Fonte: ABM