Grupo Assim

Política de privacidade

Utilizamos cookies para facilitar acesso e analisar tráfego (veja nossos termos). Você concorda com nossos cookies se continuar a usar o nosso site.

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Sorrir é um ótimo remédio

Postado em 01/02/2021


 

Abrir aquele sorriso ou dar aquela gargalhada gera uma série de reações positivas ao nosso organismo, causadas principalmente pela produção de endorfina. Muitos estudos foram feitos sobre o tema, veja quais os benefícios um sorriso pode dar ao organismo:

 

- Aumenta a longevidade.
O sorriso movimenta boa parte da musculatura do rosto, melhora a elasticidade da pele e ajuda a combater as rugas e a flacidez.


- Reduz a pressão arterial
Um estudo feito pela escola de medicina da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, comprovou que as risadas faziam com que o fluxo de sangue aumentasse 22%, reduzindo a pressão arterial.


- Estreita relações sociais
Os pesquisadores Erin A. Heerey e Helen M. Crossley concluíram, num estudo publicado na Inglaterra, que sorrir de forma espontânea gera empatia e otimismo em nós mesmos e em quem nos cerca. Esses bons sentimentos facilitam as relações de amizade e confiança.


- Aumenta o colesterol bom
Nem todo colesterol é ruim, e sorrir ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom, o HDL, no sangue. É o que prova um trabalho da Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos. Durante um ano, os pesquisadores estimularam um grupo a dar gargalhadas. O resultado? Essas pessoas elevaram em até 26% seus níveis de HDL.


- Exercita o cérebro
O sorriso é um exercício e tanto para o cérebro, ajudando nosso organismo a desempenhar bem suas funções vitais. Ao sorrir, estimulamos o cérebro a liberar serotonina e endorfina (substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade).