Grupo Assim

Política de privacidade

Utilizamos cookies para facilitar acesso e analisar tráfego (veja nossos termos). Você concorda com nossos cookies se continuar a usar o nosso site.

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Mães que tiveram Covid-19 na gravidez passaram anticorpos para os bebês!

Postado em 05/02/2021


 

Um estudo publicado na revista Jama Pedriatrics revelou que as mamães que tiveram Covid-19 na gravidez passaram anticorpos para os fetos, dando aos bebês possível proteção contra a doença.

 

O trabalho foi conduzido pelo Hospital Pennsylvania, na Filadélfia. A pesquisa acompanhou 83 grávidas que tinham testado positivo para infecções anteriores de Covid-19 (ou seja, elas apresentavam anticorpos para o coronavírus Sars-CoV-2), 72 conseguiram transmitir IgG (anticorpos de mais longa duração), via placenta, para os bebês. Também foram encontrados IgG no cordão umbilical.

 

Ao todo foram feitos testes de sorologia para a detecção de anticorpos em 1.471 grávidas que passaram pelo hospital, com idade média de 32 anos.

 

Entre elas, 83 tiveram resultado positivo para IgG e/ou IgM (que aparece alguns dias após a contaminação, quando já houve replicação viral considerável e o organismo começa a se defender) no momento do parto.

 

O IgG aparece mais ao fim da infecção e tende a permanecer por um tempo mais longo no corpo, o que costuma ser relacionado à imunidade adquirida. Mas isto ainda não deixa claro qual nível de proteção pode oferecer.

 

Fonte: Gazeta do Povo/ Agência Brasil