Grupo Assim

Política de privacidade

Utilizamos cookies para facilitar acesso e analisar tráfego (veja nossos termos). Você concorda com nossos cookies se continuar a usar o nosso site.

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Atividades para melhorar a concentração das crianças

Postado em 18/02/2021


 

Já reparou no quanto a capacidade de se concentrar é importante? Seja para estudar, trabalhar ou realizar tarefas, você precisa ter foco. De fato, essa habilidade é primordial para aprendermos qualquer coisa nova e estimular a concentração das crianças é essencial para formar adultos produtivos.
Existem diversas brincadeiras e atividades que ajudam o seu filho a aprender a se concentrar.

Confira algumas:


1. Leitura
A leitura é um hábito que deve ser ensinado à criança desde cedo. Ela estimula a concentração, a imaginação e a criatividade — lembrando que os livros sempre devem ser adequados à faixa etária da criança.


A leitura pode, inclusive, fortalecer os laços entre pais e filhos. Muitos pais gostam de contar histórias aos filhos antes de dormir, e os pequenos gostam de escolher suas histórias favoritas. Crianças mais novas gostam de olhar figuras e imaginar situações, o que deve ser encorajado e incentivado.


 
2. Adivinhas e jogos da memória
Adivinhas como “o que é, o que é” obrigam a criança a pensar no tema proposto e encontrar uma solução para a questão. Isso contribui para o desenvolvimento do raciocínio, a dedução, a observação e a atenção aos detalhes.
Jogos de memória também são muito úteis, visto que, ao lembrar da posição das peças, a concentração das crianças estará sendo desenvolvida. Ao observar e se atentar repetidamente às figuras, mantendo o foco de forma lúdica, a criança também estimulará a memorização, o senso de orientação espacial e a identificação de figuras.


Entretanto, não é aconselhável deixar a criança muito tempo sem a solução ou ridicularizá-la caso não acerte — isso pode desmotivá-la.
 
3. Atividades manuais
Crianças adoram atividades manuais, mesmo que isso signifique pintar toda a parede da sala com canetinha. Pintar, desenhar e brincar com massa de modelar são atividades fundamentais para o desenvolvimento infantil.


Todas essas atividades favorecem o raciocínio lógico, a coordenação motora, a criatividade, a imaginação, o desenvolvimento cognitivo e a concentração das crianças.


 
4. Prática de esportes
A atividade física é recomendada em qualquer fase da vida, da infância à maturidade. Especialmente para as crianças, a prática de esportes tem imenso valor, visto que encoraja os pequenos a terem disciplina, perseverança, cooperação, senso de justiça e espírito competitivo, sem contar os benefícios à saúde.


5. Cartas e jogos de tabuleiros
Os jogos não só promovem o desenvolvimento da lógica infantil como ensinam a criança a não agir de maneira impulsiva. Essas brincadeiras dão a oportunidade aos pequenos aprenderem regras e pensarem em estratégias para ganhar.
Além disso, muitos jogos de tabuleiros per

mitem que a criança reflita sobre a realidade e a cultura, ou ainda assuma papéis diferentes na sociedade — como banqueiro ou detetive. Assim, a criança aprende, estimula a imaginação e ainda desenvolve a concentração.

 

Fonte: CTRLPLAY