Grupo Assim

Política de privacidade

Utilizamos cookies para facilitar acesso e analisar tráfego (veja nossos termos). Você concorda com nossos cookies se continuar a usar o nosso site.

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Coto umbilical: o que é e como cuidar do umbigo do recém-nascido

Postado em 19/02/2021


 

O coto umbilical é uma pequena parte do cordão umbilical que fica ligada ao umbigo do recém-nascido depois que o cordão é cortado. Este vai secar e acabar por cair. Normalmente, se usa uma presilha, conhecida como “clamp” umbilical, no local do coto.

 

Ele primeiro apresenta um aspecto gelatinoso, úmido e brilhante, mas após alguns dias torna-se seco, endurecido e preto. É preciso alguns cuidados e vigilância, antes e depois de cair, pois senão podem acumular bactérias, e consequentemente desenvolver infecções e inflamações. O coto umbilical do bebê é sensível e deve ser manuseado com cuidado porque o recém-nascido tem a pele muito sensível e ainda não tem as defesas bem desenvolvidas.

 

Medidas protetivas devem ser seguidas para a prevenção de infecções:
Antes de cair, os cuidados de limpeza e higiene devem ser feitos diariamente, depois do banho e sempre que o coto estiver sujo, para que o umbigo cicatrize mais rapidamente e não infeccione. A fralda nova deve ser colocada somente depois de realizar todos os cuidados, pois o coto umbilical pode ficar sujo com fezes ou urina.

 

Quais são os sinais que podem indicar infecção?
1. Cheiro fétido;
2. Pele com vermelhidão ou inchaço;
3. Presença de pus, sendo importante observar qual a sua cor;

 

A limpeza do coto umbilical é realizada desde o local de inserção, onde o coto umbilical toca na pele, até ao clamp. Atenção a algumas medidas:


1. Expor o coto umbilical, retirando qualquer roupa que esteja cobrindo o local;


2. Lavar bem as mãos, com água e sabão;


3. Colocar álcool 70% ou clorexidina alcoólica a 0,5% em várias compressas ou em um pano limpo. Não se devendo usar a mesma compressa em dois locais diferente;


4. Segurar o clamp com o dedo indicador e o polegar;


5. Limpar o local onde o coto umbilical se insere na pele, fazendo um movimento de 360º, com a compressa ou pano limpo;


6. Deixar secar ao ar livre e só depois tapar o coto umbilical com a roupa limpa do bebê.

 

Fonte: Tua Saúde