Grupo Assim

Política de privacidade

Utilizamos cookies para facilitar acesso e analisar tráfego (veja nossos termos). Você concorda com nossos cookies se continuar a usar o nosso site.

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Rir ajuda a fortalecer o corpo e a mente

Postado em 27/02/2021



Rir em resposta a eventos engraçados, pode ser algo muito intuitivo e fácil, mas requer a ativação de diversas áreas do cérebro, responsáveis por processos motores, emocionais, cognitivos e sociais. Ativar esses circuitos fortalece conexões neurais e ajuda um cérebro a ficar saudável e a coordenar atividades.

Durante a infância, os risos e gargalhadas nos ajudam a desenvolver a musculatura e a força do corpo, além da respiração.

Pesquisadores do assunto reforçam o quanto é importante o poder do riso na melhoria do bem-estar físico e mental. Atingir emoções como a alegria e o contentamento através do riso pode melhorar o humor e tornar a nossa resposta física e emocional ao estresse menos intensa.  Ele é tipo um antídoto contra o estresse, que como já sabemos, enfraquece o sistema imunológico e aumenta a vulnerabilidade a doenças.

Por isso que o ser humano aprecia tanto os momentos divertidos e agradáveis, pois trazem junto o sorriso e a alegria, ingredientes que dão sentido a nossa vida cotidiana. O riso cria laços e aumenta a intimidade, tanto em adultos quanto em crianças. Indica que estamos apreciando uma situação e / ou a companhia de uma pessoa.

Experiências positivas que chegam com o humor e o riso também ajudam os mais velhos a manter uma visão benigna das dificuldades que enfrentaram ao longo da vida.

É cada vez maior o número de terapeutas que defendem o humor e o riso como mecanismo para ajudar seus pacientes a criar confiança e até melhorar a sua produção no ambiente de trabalho. Atividades diárias cercadas de humor e pessoas divertidas aumentam sua sensação de bem-estar.

Fonte: Gazeta do Povo