Grupo Assim

Política de privacidade

Utilizamos cookies para facilitar acesso e analisar tráfego (veja nossos termos). Você concorda com nossos cookies se continuar a usar o nosso site.

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Sonambulismo

Postado em 02/03/2021


 

O sonambulismo é um distúrbio do sono que normalmente começa entre os 4 e 8 anos, e é passageiro, não precisando de nenhum tratamento específico, sendo necessário apenas manter a pessoa tranquila e segura durante o sono, para que não saia de casa e não se machuque.


Geralmente o episódio começa nas primeiras 2 horas após pegar no sono e, quando acontece, a pessoa não está acordada, mas pode se movimentar pela casa e até mesmo tentar falar alguma coisa, embora a fala nem sempre seja compreensível.

 

Estratégias para evitar o sonambulismo


1. Acordar a pessoa antes do episódio acontecer
Uma boa dica é observar o horário em que a pessoa costuma ficar sonâmbula e acordá-la alguns minutos antes do episódio se manifestar. Ao adotar esta estratégia diariamente durante algumas semanas, o sonambulismo tende a cessar completamente.

 

2. Adotar estratégias na hora de acordar para fazer xixi à noite
Esta é uma estratégia que funciona muito bem nas crianças, pois é relativamente comum que alguns momentos de sonambulismo infantil aconteça porque a criança fica com vontade de urinar durante a noite, acabando por se levantar e urinar em outros locais da casa, achando que está no banheiro. O que se pode fazer, nesse caso, é levar a criança para fazer xixi antes de ir se deitar e evitar tomar, água, suco, leite ou sopa na hora do jantar, por exemplo.

 

3. Tomar remédios calmantes e tranquilizantes
Crianças e adolescentes não precisam recorrer ao uso de medicamentos, no entanto, quando o adulto é afetado e os episódios de sonambulismo são frequentes e desagradáveis, o médico poderá indicar o uso de remédios para acalmar e dormir melhor. Chás calmantes como de passiflora ou camomila também podem ajudar.

 

Dicas para garantir a segurança do sonâmbulo


• Não tentar acordar a pessoa durante um episódio de sonambulismo porque pode reagir de forma violenta e inesperada;


• Conduzir o sonâmbulo de volta para sua cama, de forma tranquila, sem o acordar;


• Colocar uma luz de presença no quarto e nos corredores da casa, para identificar mais facilmente quando ele está em movimento;


• Evitar utilizar beliches ou, nesse caso, colocar a pessoa para dormir sempre na cama de baixo para evitar que caia da cama;


• Não deixar objetos ou brinquedos espalhados pelo chão da casa para evitar que se machuque;


• Manter as janelas e portas fechadas para evitar que saia de casa;


• Guardar nas gavetas objetos cortantes como facas, tesouras e lâminas que a pessoa poderia ter acesso durante o sonambulismo.

 

Fonte: TuaSaúde