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Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Dicas para parar de fumar

Postado em 12/03/2021


 

1. Elimine os gatilhos do ato de fumar
Uma das principais dicas de como parar de fumar é fazer algumas mudanças na sua rotina, de modo a eliminar hábitos e objetos que levem você a acender um cigarro automaticamente. Cada pessoa tem um funcionamento próprio, mas você pode se inspirar nestas ideias:


• Elimine os cinzeiros da casa;


• Desmonte o “cantinho do cigarro” onde você costuma fumar com mais frequência;


• Se você fuma no carro, deixe o maço em casa quando dirigir;


• Cole uma folha de papel no maço, anote o horário do último cigarro e tente aumentar o intervalo entre eles;


• Mude seu trajeto se você costuma fazer paradas para comprar cigarros sempre no mesmo estabelecimento;


• Avise aos amigos e familiares e peça que eles não convidem você para fumar.


2. Faça o momento de fumar ser menos prazeroso
Além de a própria composição do cigarro despertar o sistema de recompensa do cérebro, o momento de fumar costuma estar relacionado a um contexto agradável, como a pausa no trabalho ou a cervejinha no happy hour.


Por isso, é preciso desassociar o ato de fumar e o prazer, ou seja, em vez de acender o cigarro na companhia dos amigos e colegas, procure fazer isso sozinho, o que elimina boa parte dos atrativos do tabagismo.


Outra dica é fumar apenas em locais pouco interessantes e onde você não possa se sentar. Dessa forma, você terá que sair de um ambiente confortável, como a sua sala de TV, o que torna o cigarro bem menos interessante.


3. Pare de fumar de uma vez só
O método de marcar uma data e parar de fumar de forma abrupta costuma ser mais utilizado por pessoas que decidem abandonar o cigarro por conta própria. Exemplos comuns são mulheres que descobrem estar grávidas ou qualquer fumante que seja diagnosticado com um problema de saúde em decorrência do tabagismo.


A desvantagem deste método é que a pessoa tende a apresentar muitos sintomas da síndrome de abstinência causados pela falta de dopamina, um neurotransmissor ligado ao prazer que tem sua produção estimulada pela nicotina. Por isso, ele funciona melhor para quem tem um padrão de consumo de leve a moderado.


4. Pare de fumar aos poucos
Se você tem um alto grau de dependência do cigarro, pode ser interessante fazer uma parada gradual. Nesse caso, você pode reduzir de 25% a 30% o número de cigarros a cada sete dias, de maneira a abandoná-los totalmente ao fim de quatro semanas.


Contudo, é preciso estar atento para que o plano de parar de fumar gradualmente não se torne uma desculpa para adiar sua decisão.


5. Atrase o horário do primeiro cigarro
Outra dica para parar de fumar é acender o primeiro cigarro cada vez mais tarde. Por exemplo, se você começa a fumar às 7h, adie este momento para as 8h. No dia seguinte, tente esperar até as 9h e assim por diante até passar o dia todo sem fumar.
Da forma semelhante ao método anterior, recomenda-se estabelecer um prazo máximo de duas semanas para abandonar completamente o cigarro.


6. Utilize substitutos da nicotina
Uma forma de reduzir as crises de abstinência é recorrer aos substitutos da nicotina, como um chiclete ou adesivo para parar de fumar. Ao disponibilizar ao corpo uma pequena dose dessa substância, esses recursos ajudam a diminuir sintomas como mau humor e ansiedade.
As gomas de mascar e pastilhas à base de nicotina são indicadas para quando surge uma vontade intensa de fumar, enquanto o adesivo é usado de forma contínua, devendo ser trocado a cada 24 horas.


Vale lembrar que, embora a nicotina isolada seja menos prejudicial que o cigarro e todas as suas substâncias tóxicas, ela ainda causa dependência e outros efeitos colaterais. Por isso, o uso de qualquer remédio para parar de fumar deve ter orientação profissional.