Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Smartphones podem ajudar a prevenir a cegueira do glaucoma

Postado em 18/03/2021


 

Smartphones podem ser usados para escanear os olhos das pessoas em busca de sinais de glaucoma - ajudando a prevenir doenças oculares graves e cegueira, revela um novo estudo.


Algumas das doenças mais comuns relacionadas aos olhos são evitáveis e apresentam fortes fatores de risco antes do início, mas é muito mais difícil identificar um grupo de pessoas em risco de glaucoma.


O glaucoma está associado a níveis elevados de pressão intraocular (PIO) e uma forma precisa e não invasiva de monitorar a PIO de um indivíduo por um período prolongado ajudaria a aumentar significativamente as chances de manter a visão.


As ondas sonoras usadas como um método de medição móvel detectariam valores crescentes de PIO, solicitando diagnóstico e tratamento precoces.
Cientistas da Universidade de Birmingham realizaram experimentos com sucesso usando ondas sonoras e um modelo de olho, publicando suas descobertas em Relatórios de Engenharia.


O co-autor Dr. Khamis Essa, diretor do Advanced Manufacturing Group da University of Birmingham, comentou: "Nós descobrimos uma relação entre a pressão interna de um objeto e seu coeficiente de reflexão acústica. Com uma investigação mais aprofundada da geometria do olho e como isso afeta a interação com as ondas sonoras, é possível usar um smartphone para medir com precisão a PIO do conforto da casa do usuário. "


Os fatores de risco para outras doenças oculares são mais fáceis de avaliar - por exemplo, no caso da retinopatia diabética, os indivíduos com diabetes estão especificamente sob risco e são constantemente monitorados quanto a pequenas protuberâncias que se desenvolvem nos vasos sanguíneos do olho.


O método “padrão ouro” atual de medição da PIO é a tonometria de aplanação, em que gotas entorpecentes seguidas de um corante não tóxico são aplicadas nos olhos do paciente. Existem problemas e erros de medição associados a este método.


Um fator de risco independente para o glaucoma é ter uma espessura fina da córnea central (CCT) - seja por ocorrência natural ou por um procedimento comum, como cirurgia ocular a laser. Uma CCT fina causa leituras artificialmente baixas de PIO ao usar a tonometria de aplanação.


A única maneira de verificar a leitura é por meio de um exame oftalmológico completo - não é possível em uma situação móvel. Além disso, o equipamento é muito caro para ser adquirido pela maioria das pessoas para monitoramento doméstico de longo prazo.


A PIO é uma medida vital da visão saudável, definida como a pressão criada pela renovação contínua dos fluidos oculares.


A hipertensão ocular é causada por um desequilíbrio na produção e drenagem de fluido aquoso - mais comum em adultos mais velhos. O risco aumenta com a idade, aumentando por sua vez a probabilidade de um indivíduo desenvolver glaucoma .


Glaucoma é uma doença do nervo óptico que se estima que afete 79,6 milhões de pessoas em todo o mundo e, se não tratada, causa danos irreversíveis. Na maioria dos casos, a cegueira pode ser prevenida com controle e tratamento adequados.


Fonte: Medical Xpress