Grupo Assim

Política de privacidade

Utilizamos cookies para facilitar acesso e analisar tráfego (veja nossos termos). Você concorda com nossos cookies se continuar a usar o nosso site.

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Idosos na quarentena

Postado em 24/03/2021


 

Antes de tudo, entenda o grupo de risco.


A inclusão dos idosos no grupo de risco para a Covid-19 pela OMS tem uma justifica. Pessoas com mais de sessenta anos naturalmente têm o organismo mais frágil. Nessa fase da vida, o corpo reduz a capacidade de lutar contra algumas doenças.
Uma constatação da comunidade médica foi a de que grande parte das mortes pela Covid-19 em todo o mundo são de idosos.


Por causa disso, os cuidados com esse grupo devem ser redobrados.


Para evitar quadros de depressão, tristeza, ansiedade e estresse, vejas as nossas dicas de atividades para idosos a seguir.


Idosos na quarentena: dicas para entretê-los durante a pandemia


1. Jogos de dominó, xadrez e cartas
Jogos de mesa, como esses, muitas vezes estão esquecidos nas gavetas empoeiradas em casa. É hora de utilizá-los não só para passar o tempo e se divertir, mas também para exercitar a memória e o raciocínio lógico.


O bom desses jogos é que podem ser praticados com mais de uma pessoa. Então, se na casa tem mais de uma pessoa além o idoso, essas são ótimas atividades coletivas, que promovem a interação entre os familiares.


Os jogos de mesa também ajudam a aliviar o estresse e ansiedade adquiridos no longo período dentro de casa.


2. Recordar é viver
Para manter a memória viva, nada melhor do que receber álbuns de fotografias. Falar de casos passados e ver fotos é uma forma de trazer aos idosos a importância de sua história e fazer recordar momentos felizes.


Tudo isso também pode ser compartilhado virtualmente, para quem não consegue estar tão próximo. Essa atividade ajuda a dar um sentido positivo às experiências do idoso e retomar sua importância na vida de cada familiar.


3. Reveja filmes antigos
Ainda nessa pegada de reviver momentos, um bom filme das épocas passadas pode ser uma das alternativas para os amantes do cinema. Alguns sites podem ajudar a encontrar bons títulos.


Algumas plataformas digitais também oferecem um catálogo praticamente completo, com filmes de todas as épocas. Não custa tentar, afinal um bom filme não tem validade, além de ser um poderoso método de distração e divertimento.


4. Faça crochê, tricô, etc
Que tal resgatar uma atividade que você deixou de fazer há muito tempo? Se você já teceu crochê ou tricô alguma vez na vida, pode aproveitar a quarentena para voltar a praticar. Quem sabe você consiga preparar alguma peça para presentear seus familiares quando as coisas voltarem ao normal.


5. Ligação e chamadas de vídeo
Nada de fazer da quarentena um período deprimente sem contato com as pessoas que você mais ama. Uma simples ligação para saber se está tudo bem já ajuda a matar a saudade. Caso prefira, a tecnologia ajuda a conversar olhando para a pessoa por meio das chamadas de vídeo.