Grupo Assim

Política de privacidade

Utilizamos cookies para facilitar acesso e analisar tráfego (veja nossos termos). Você concorda com nossos cookies se continuar a usar o nosso site.

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Idade gestacional e o desenvolvimento do bebê

Postado em 20/05/2021



 

Um dos assuntos mais falados durante a gravidez é sobre a idade gestacional. A cada mês a ansiedade de ter o bebê junto da família aumenta.

Você já sabe como calcular a idade gestacional correta?

É difícil saber exatamente quando ocorreu a fecundação, portanto, contar quantas semanas se passaram a partir da última menstruação da mãe pode ajudar a calcular o tempo de gestação aproximado.

Mas para acompanhar o desenvolvimento do bebê é recomendado checar a idade gestacional de forma mais precisa através do relato do médico, que constata a informação através das ultrassonografias.

No início da gravidez ainda é difícil perceber o desenvolvimento do bebê e seu crescimento, mas sua presença é notada através das mudanças no corpo da gestante e os sintomas da gravidez começam a aparecer.

A partir do terceiro trimestre da gestação fica ainda mais perceptível o crescimento e o desenvolvimento do bebê, já que este está com os órgãos formados e seu corpo se prepara para o momento do nascimento. Durante a gestação, a cada semana que passa, o bebê chega a crescer até 2 cm e ganhar por volta de 200g. Impressionante, não é?

A partir do cálculo do tempo de gestação, também é possível ficar ciente do período em que a criança deve nascer. A partir do início da gravidez, o nascimento deve ocorrer entre 37 a 42 semanas.