Grupo Assim

Política de privacidade

Utilizamos cookies para facilitar acesso e analisar tráfego (veja nossos termos). Você concorda com nossos cookies se continuar a usar o nosso site.

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


As práticas de autocuidado

Postado em 25/05/2021


Você já deve ter escutado a expressão “autocuidado”. Você sabe o significado real e a grande importância desta prática?

O autocuidado é caracterizado por um conjunto de ações e a construção de hábitos pessoais que visam uma vida mais saudável e o aumento do bem-estar pessoal. Isto pode ser colocado na rotina através de exercícios físicos, escolhas mais saudáveis para a alimentação, cuidados com a pele e cabelos, meditação e momentos de pausa para descanso de qualidade .

É importante enfatizar que este conjunto de cuidados deve estar presente no dia a dia e não, apenas, quando se está doente ou triste. Manter-se atento ao equilíbrio e à manutenção da saúde física e mental traz benefícios à longo prazo. Para isto, atividades diárias são necessárias.

Uma excelente atitude é compartilhar este incentivo ao autocuidado com as pessoas próximas, motivando-as a cuidar da saúde e adotar práticas positivas para seu dia a dia.

A rotina pode se tornar corrida com as atividades pessoais e profissionais, o que pode fazer com que os cuidados com a saúde fiquem “para depois”. Porém, a longo prazo, isto pode trazer consequências prejudiciais como a estafa mental, por exemplo.

Portanto, o objetivo com o autocuidado deve ser de prevenção à estas consequências negativas.

E então, que prática positiva você fez para si mesmo, hoje?