Grupo Assim

Política de privacidade

Utilizamos cookies para facilitar acesso e analisar tráfego (veja nossos termos). Você concorda com nossos cookies se continuar a usar o nosso site.

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


As diferentes dietas e o desenvolvimento dos músculos

Postado em 16/06/2021



Para a surpresa de muitos, não é preciso uma dieta onívora para ver os resultados de caprichar na musculação.

Quando temos o objetivo de ganhar massa muscular, um dos principais focos da alimentação deve estar na ingestão de proteínas. Sendo vegetais ou de origem animal, estas proteínas terão a mesma atuação no organismo.

Testes feitos por pesquisadores da USP mostram que a musculação associada ao consumo do mesmo teor proteico em uma dieta onívora ou vegana, traz resultados semelhantes. Nesta pesquisa, todos os participantes atingiram o mesmo consumo de proteína através de alimentos e suplementos.

O fato de proteínas de origem animais serem mais ricas em um aminoácido essencial no estímulo anabólico (a leucina) faz com que muitas pessoas acreditem que uma dieta de ingestão proteica de fonte integralmente vegetal traz resultados reduzidos. Porém, o estudo mostra que esta suposição está incorreta.

Um ponto a ser ressaltado sobre o estudo é que os voluntários participantes eram jovens adultos saudáveis, portanto estes resultados podem sofrer variações de acordo com outras faixas etárias e a presença de diferentes condições de saúde.