Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Saude ocular infantil: quando procurar um oftalmologista?

Postado em 10/06/2022




Saúde ocular infantil: quando procurar um oftalmologista?

Os cuidados com a saúde ocular devem começar ainda quando os bebês são recém nascidos. Todo bebê precisa passar por exames essenciais para investigar a saúde dos olhos. Estes exames conseguem identificar problemas como: glaucoma congênito, retinoblastoma, refração e tumor na retina.
Em um mundo cada vez mais virtual, a exposição antecipada das crianças ao uso de telas de tablet, telefones e televisores é um fator preocupante à saúde ocular infantil.

É recomendado que os pais levem seus filhos ao especialista uma vez ao ano, até que completem dez anos. É nesta fase que costumam aparecer os sintomas de possíveis problemas como: miopia e astigmatismo, dificultando, por exemplo, o desempenho escolar.

É também nos primeiros anos de vida que o desalinhamento nos olhos, conhecido como estrabismo, costuma aparecer. Segundo o Ministério da Saúde, o estrabismo atinge cerca de 5% da população infantil.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é recomendável evitar a exposição às telas para menores de dois anos, e após essa idade, o indicado é a utilização de apenas uma hora por dia para crianças até cinco anos e até duas horas, para crianças até dez anos.

Atividades ao ar livre pela manhã ajudam a promover o desenvolvimento saudável dos olhos e diminuem as chances de problemas como a miopia em crianças.