Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Saiba mais sobre a queda de cabelo apos a cirurgia bariatrica

Postado em 27/07/2022



A bariátrica é um procedimento médico delicado e provoca muitas mudanças no organismo dos que se submetem a ele. Uma das principais reclamações após a cirurgia, é a queda capilar.


Este quadro de queda capilar é muito comum e ocorre, pois, o corpo está habituado com grandes quantidades de calorias, nutrientes e vitaminas, que após o procedimento, são reduzidas bruscamente, devido a dietas restritivas.

Déficits nutricionais estão diretamente ligados à queda dos fios, pois o corpo, ao identificar a baixa ingestão de nutrientes e vitaminas, prioriza as funções essenciais para seu funcionamento, deixando fora de suas prioridades o crescimento e fortalecimento dos fios de cabelo.

Outro fator importante associado à queda capilar após a cirurgia bariátrica é o estresse, presente no pré e pós operatório. Para o paciente que passa por este procedimento, o processo de perda de peso é relativamente lento, a rotina de alimentação é restrita e envolve diversas mudanças de hábito. Além destes fatores, a “construção” de uma nova realidade para o corpo e alteração da autoimagem são pontos estressantes desta fase pós operatória.

Tratamentos eficazes para queda capilar pós bariátrica, são:

- Introduzir a suplementação vitamínica à rotina;
- Evitar lavar os cabelos com água muito quente;
- Evitar tratamentos com químicas, como as tinturas ou progressivas;
- Realizar tratamentos estimuladores de crescimento, como o microagulhamento.

Lembre-se: para colocar qualquer tratamento em prática, é necessária a avaliação e recomendação médica.