Postado em 11/11/2020
Manter o corpo em movimento é um dos principais pilares de uma vida saudável. A prática por si só é superbenéfica, mas quando aliada a outros hábitos, como a alimentação adequada e saudável, tende a ser ainda melhor para a saúde. E os resultados disso podem ser percebidos em qualquer fase da vida!
Por conta da nossa rotina, principalmente de trabalho e estudo e especialmente em tempos de pandemia, o comportamento sedentário virou uma conduta muito comum entre as pessoas.
O problema é que até mesmo no perÃodo de lazer temos a tendência de optar por atividades de pouco gasto calórico. Estamos falando do perÃodo prolongado em frente à s telas, sejam elas de celulares, computadores, tablets ou televisores.
Mas, o que é melhor para acabar com o sedentarismo, Atividade FÃsica ou ExercÃcio FÃsico?
Atividade FÃsica:
É um comportamento que envolve os movimentos do corpo, que são feitos de maneira intencional. Desse modo, os movimentos involuntários, como respirar e fazer o coração bater, não contam.
Além disso, a atividade fÃsica também envolve uma relação com a sociedade e com o ambiente no qual a pessoa está inserida. Isso quer dizer que: a sua atividade pode estar presente no lazer, nas tarefas domésticas ou no deslocamento para a escola ou o trabalho. Por estar presente de uma forma mais ampla no cotidiano, ela pode ser indicada por qualquer profissional da saúde.
ExercÃcio FÃsico:
Quando a atividade fÃsica é planejada e estruturada com o objetivo de melhorar ou manter os componentes fÃsicos, como a estrutura muscular, a flexibilidade e o equilÃbrio, estamos falando do exercÃcio fÃsico. Nesse caso, ele geralmente é orientado por um profissional de educação fÃsica. Ou seja, todo exercÃcio fÃsico é uma atividade fÃsica, mas nem toda atividade fÃsica é um exercÃcio fÃsico.
Qual o melhor?
Existem evidências cientÃficas que apontam benefÃcios tanto de um quanto de outro. Em relação à atividade fÃsica, ela pode reduzir os riscos de mortalidade e de desenvolver doenças como o câncer, diabetes, diabetes gestacional, hipertensão, acidente vascular cerebral (derrame) e doenças do coração.
Já o exercÃcio fÃsico, além de trazer todos os benefÃcios que a atividade fÃsica também traz, é eficaz para manter o controle do peso, a redução dos sintomas depressivos e para melhorar a qualidade do sono e a preservação da cognição, além de também ajudar no tratamento e controle de diversas doenças crônicas.
Levando em consideração as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde orienta que as pessoas devem praticar 150 minutos semanais de atividade fÃsica moderada ou pelo menos 75 minutos de atividade fÃsica de maior intensidade por semana.
Crianças e jovens de 5 a 17 anos:
Pelo menos 60 minutos de atividade fÃsica por dia, incluindo as que fortalecem músculos e ossos, pelo menos 3x na semana.
Adultos:
Pelo menos 150 minutos de atividade fÃsica por semana, sendo que atividades que trabalham os músculos devem ser incluÃdas pelo menos 2x na semana.
Idosos:
As recomendações são as mesmas que a dos adultos, mas os idosos devem adicionar exercÃcios de equilÃbrio para auxiliar na prevenção de quedas e na manutenção das capacidades para realização das atividades diárias.
Dica Extra:
As quantidades recomendadas acima representam os tempos mÃnimos recomendados pela OMS. Sendo assim, se for possÃvel praticar a atividade fÃsica por mais tempo, os ganhos para a saúde podem ser ainda maiores.
fonte: Ministério da Saúde