Grupo Assim

Política de privacidade

Utilizamos cookies para facilitar acesso e analisar tráfego (veja nossos termos). Você concorda com nossos cookies se continuar a usar o nosso site.

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Miopia na infância pode estar ligada à falta de luz solar

Postado em 19/11/2020


 

A miopia é uma alteração visual que inicia na infância e progride durante o crescimento da criança, e pode estacionar no fim da adolescência. Muitos podem não saber, mas também estão por trás do desenvolvimento desta condição, a falta da exposição à luz solar, como levantado em estudo feito pela Universidade Nacional Australiana.

 

Com a pandemia e o confinamento, essa questão voltou à tona, já que muitos não saem de casa ou saem o mínimo possível e perdem este contato com a exposição solar.

 

Segundo o oftalmologista Leon Grupenmacher, professor da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em países em que as crianças não ficam tão confinadas e vão a pé para o colégio, viu-se que a miopia atinge menos. Então, além da genética, concluiu-se também que a luz solar influencia no desenvolvimento da miopia.

 

Durante a pandemia, a recomendação dos profissionais da saúde é promover a exposição de sol diária, de 2 a 3 horas. Fazer atividades ao ar livre, pelo menos duas horas por dia, de preferência nos horários de sol, como caminhar, brincar e praticar esportes pode ser de grande ajuda, porque a visão precisa de exposição ao sol e da Vitamina D.