Postado em 19/11/2020
A miopia é uma alteração visual que inicia na infância e progride durante o crescimento da criança, e pode estacionar no fim da adolescência. Muitos podem não saber, mas também estão por trás do desenvolvimento desta condição, a falta da exposição à luz solar, como levantado em estudo feito pela Universidade Nacional Australiana.
Com a pandemia e o confinamento, essa questão voltou à tona, já que muitos não saem de casa ou saem o mÃnimo possÃvel e perdem este contato com a exposição solar.
Segundo o oftalmologista Leon Grupenmacher, professor da Escola de Medicina da PontifÃcia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em paÃses em que as crianças não ficam tão confinadas e vão a pé para o colégio, viu-se que a miopia atinge menos. Então, além da genética, concluiu-se também que a luz solar influencia no desenvolvimento da miopia.
Durante a pandemia, a recomendação dos profissionais da saúde é promover a exposição de sol diária, de 2 a 3 horas. Fazer atividades ao ar livre, pelo menos duas horas por dia, de preferência nos horários de sol, como caminhar, brincar e praticar esportes pode ser de grande ajuda, porque a visão precisa de exposição ao sol e da Vitamina D.